sábado, 2 de julho de 2011

Atividade 1.7- TRABALHO POR PROJETO

 ESTUDANDO A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS



Justificativa
         Esse projeto tem como objetivo a construção do PPP das classes multisseriadas das escolas municipais, rurais de Viçosa.
          O estudo vem sendo realizado por grupos de professores que atuam nessas classes, dentro do curso de formação continuada de educadores do Programa Escola Ativa.
        O referido programa criado pelo governo federal tem como objetivo construir uma proposta de Educação para as classes  multisseriadas. Possui como estratégias o investimento na formação de educadores, na melhoria das infraestruturas das escolas e no oferecimento de meios e instrumentos pedagógicos para as escolas multisseriadas.
              
Tema: A  construção do PPP das escolas multisseriadas
 Para fomentar a discussão vamos dividir o texto em 3 partes:
            1- O desafio da construção do PPP nas escolas do campo;
            O desafio é levar em consideração o contexto das escolas e classes da comunidade que a constitui.
      Entender o significado dos termos (Projeto, Político,Pedagógico) não é suficiente. O que realmente importa é as particularidades de cada escola.
           2- Como colocar o PPP em prática;
         Discussão acerca das práticas pedagógicas nas classes multisseriadas.Todos serão instigados a trocar experiências com os demais colegas relacionadas à construção coletiva do PPP.
           3- Qual currículo temos e qual queremos;
           O PPP será construído para ser um Documento-Ação.
         A ação coletiva é a garantia de que constarão desejos e necessidades de todos, prevalecendo as decisões da maioria.
Objetivo específico: 
          Fornecer subsídios para a organização do trabalho nas escolas e classes multisseriadas, onde as especificidades do contexto da escola devem ser pensadas cuidadosamente.
Metodologia aplicada:
      Será realizada através do conhecimento do material de estudo,com leituras individuais e em grupo, discussão e apresentação da compreensão do assunto por cada escola.
Planejamento das Práticas:
         Ao planejar as práticas devemos:
        -Eleger um PPP por grupo de trabalho
        -Discutir questões como:
         . o sujeito do campo aparece no PPP da escola?
         . as classes muitisseriadas estão contempladas?
         . como o sujeito do campo é contemplado ou apagado ?
        . a educação está pensada como uma educação do campo,da cidade ou rural?
Avaliação:
         Deverá ser feita em consonância com a interação dos grupos, através da participação individual e coletiva nas apresentações, observando se houve entendimento da construção do PPP. 


Referência bibliográfica:
Escola Ativa - EduCampo
1ª edição
Faculdade de Educação - UFMG
         

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