sábado, 3 de dezembro de 2011

Atividade 4.7:Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo.Sistematização Conceitual

     Segundo alguns autores currículo é:
     # O currículo escolar abrange todas as experiências escolares ( Samuel Rocha Barros )
     # São todas as atividades através das quais o aluno aprende ( Hounston )
   # É a totalidade das experiências de aprendizagens planejadas e patrocinadas pela escola ( Jameson-Hicks)
      Pesquisando sobre currículo encontramos que o mesmo representa a caminhada que o aluno faz ao longo de seus estudos,implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a tutela escolar.Um currículo pode ser definido por uma rede de ensino ou por uma escola em particular.Também pode ser definido a partir de livros didáticos que são adotados ou pode ainda funcionar a partir de algumas diretrizes nacionais.Podemos dizer que currículo é tudo o que se relaciona para ensinar.É um referencial da qualidade mínima exigível a um sistema homologado de ensino.
      Em nosso país não existe um currículo único nacional e o desenvolvimento do mesmo vai além das grades curriculares e envolve toda a escola.
     Atualmente o uso das tecnologias tem contribuído muito no desenvolvimento do currículo escolar.É um atrativo e incentivo para os alunos,além de despertar a curiosidade,aumenta a possibilidade de pesquisa.
Para integrar as tecnologias ao currículo é preciso capacitar os professores e conscientizá-los da necessidade de integrar esses recursos como instrumentos de trabalho para um ensino de qualidade.
     De acordo com a Educadora  Martina Roth-Revista Nova Escola nº 247,novembro 2011, a integração das novas tecnologias ao currículo permitem um novo olhar sobre ele.Quando são utilizadas em classe,possibilitam o acesso a materiais de todo o mundo.Mas não basta dar liberdade para que a turma explore tudo isso.É fundamental guiar o aluno nesse processo, ensinando-o usar as informações,a tirar conclusões com base nelas,definir o que é prioritário em cada caso,estabelecer uma colaboração em diversos níveis e avaliar o que é público e o que é privado.É uma grande mudança.Qualquer mecanismo pensado para guiar e controlar as tecnologias precisa envolver o professor e os gestores da escola.As disciplinas não podem mais ser vistas de modo individual.Devem se relacionar intimamente.Isso precisa estar previsto no currículo.Uma questão fundamental é pensar em projetos,em vez de aulas,permitindo que o aluno aprenda ao longo do processo,trabalhando diversos conteúdos ao mesmo tempo.

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